quarta-feira, 10 de agosto de 2016

POSTO DE SAÚDE
O primeiro "postinho de saúde" no Brasil foi de iniciativa Wesleyana

O Rev. Tucker (acima) chegou ao Brasil em 1886 e foi o primeiro Pastor da Union Church. Em 1891 Dr. Tucker casou-se com Elvira Granbery, que foi sua fiel companheira e ajudadora. Tiveram 01 casal de filhos, sendo que o menino faleceu de febre amarela, ainda pequeno.

Se as cidades brasileiras possuem posto de saúde, onde até você e seus filhos já foram atendidos, deve-se ao trabalho de Tucker. A própria história da higiene brasileira atesta: "...em 1902 foi criado o primeiro dispensário de tuberculose no Rio de Janeiro (Singer, Campos Oliveira, 1978). Osvaldo Cruz, além de ser amigo pessoal de Tucker, foi ajudado pelas a missões da Igreja Metodista Episcopal do Sul dos EUA.

Ele criou a "MISSÃO CENTRAL" que t
eve o seu início em 13 de maio de 1906 com a celebração de um culto a Deus, em um salão alugado na Rua do Acre, 17 na qual participaram 200 pessoas, sob a direção do fundador Rev. Hugh Clarence Tucker.  Assim surgiu a “Missão Central” - durante o dia era escola infantil e centro social, e à noite promovia alfabetização de adultos. Aos domingos era Igreja Metodista. Em Londres, Mr. Charles Hay Walker, titular da firma que estava construindo o Cais do Porto do Rio de Janeiro, ordenou ao seu gerente no Rio que entregasse ao Dr. Tucker um donativo de 250 mil libras, e ainda se comprometeu a pagar o aluguel do “Templo-Escola” durante sete anos, período previsto para a conclusão das obras do Cais do Porto .

Leia mais: http://imas-icp.webnode.com.br/quem-somos/o-inicio/


Leia mais: http://imas-icp.webnode.com.br/quem-somos/o-inicio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário